Escola Ayni
Espaço externo Ayni

A Ayni possui seu espaço educativo para adultos e crianças em um bosque localizado na cidade de Guaporé/RS e cedido pela prefeitura municipal por 20 anos. 

A escola está registrada formalmente como um contraturno escolar, pois para nós, é importante que as famílias sigam em conexão com as escolas da cidade. Nosso trabalho é fazer o melhor focados nas práticas educacionais com as crianças e adultos, e que essas práticas, possam ser levadas aos poucos para as demais escolas.

Um parâmetro para tudo que fazemos é haver compatibilidade e viabilidade de adoção de nossas práticas em qualquer escola do país. Nossa pedagogia é uma forma de viver. Um convite ao adulto para olhar para suas questões emocionais. Para reconectar com sua própria criança interior, com suas verdades, seus sonhos, anseios, suas dores e seus potenciais. A partir desse movimento, entendemos e acreditamos que há uma relação mais leve, consciente e genuína com as crianças. 

Convidamos os adultos a olhar para si, as crianças deixamos em paz.

Crianças cozinhandoCrianças desenhandoBiblioteca Desenho em folha

Adultos em estado de presença criam espaços de segurança e confiança para as crianças.

A Ayni tem como fonte de inspiração diferentes iniciativas pedagógicas, assim como mensagens de educadoras e educadores que trouxeram reflexões maravilhosas sobre nossa relação com as crianças. Procuramos honrar e utilizar esses conhecimentos e ramos pedagógicos dentro das necessidades que afloram em nosso dia a dia. Temos um compromisso com a educação, com a atenção a como nos relacionamos com as crianças, e as metodologias já conhecidas são ferramentas que honramos e utilizamos sem um viés ideológico.

Honramos e respeitamos a existência de uma estrutura educacional, um currículo, e nossa mensagem deseja inspirar e trazer referências de novas maneiras das crianças acessarem os objetivos de aprendizagem, de maneira leve, respeitando o tempo, o desenvolvimento único de cada ser e seu interesse genuíno.

A Ayni é um espaço educativo gratuito, que não cobra mensalidades das famílias. O requisito para a participação é a disponibilidade de vagas assim como o interesse e compromisso das famílias em participar dos objetivos da escola, que começam pela própria qualidade de convivência e educação dos filhos e filhas, assim como o apoio em levar a mensagem da Ayni para fora de nossos muros.

Além da disponibilidade de vagas, as famílias que se matriculam na escola, acordam conosco 3 compromissos:

Replicar as práticas pedagógicas em casa;

Voluntariado de 1 hora por semana;

Frequência de 70% das atividades em honra às famílias em lista de espera.

Antes de um método pedagógico, a Ayni é uma forma de viver. Um estado de ser dos adultos, expressado também em sua relação com as crianças. Compartilhamos alguns conceitos que são a essência da escola:

O não direcionamento das atividades;

Espaços ricos em possibilidades de acesso ao conhecimento e que respondam aos interesses genuínos e reais das crianças;

Espaço externo

Espaços com energia de confiança, sem julgamento e com livre aprendizagem;

Trabalhos manuais

Foco no aprendizado e não no ensino. Isso é, avaliamos como o contexto da escola, esteja possibilitando o aprendizado da criança dentro de seu tempo, ritmo e interesse. 

Algumas práticas no dia a dia da Ayni que podem ser levadas à todas escolas de nosso país:

Criança estudando

Salas sem classes (carteiras), onde as crianças possam sentar em mesas coletivas, almofadas, pufs e em disposição circular;

Espaços físicos multisseriados com crianças de diferentes idades compartilhando-os;

Eliminação do conceito de recreio; onde a organização do tempo seja natural; e auto gerenciada conforme as necessidades e interesses da criança;

Crianças socializando

Acesso à comida e a possibilidade de preparo de refeições conforme a necessidade das crianças e observando combinados de convivência nos espaços.

Liberdade de ir e vir nos espaços da escola, a partir de combinados de convivência e segurança;

Crianças aprendendo

Avaliações não baseadas em provas, sendo substituídas por evidências de aprendizagem.

Como as famílias vivem a Ayni?

O dia a dia na Ayni

Se nossa mensagem sobre a educação lhe fez sentido e ressoou em seu coração entre em contato conosco!